maternidade, SAÚDE

Piolho em crianças, como combater?

Os piolhos em crianças é algo muito comum, principalmente em idade escolar, e não está relacionado com falta de cuidados ou higiene com os pequenos. A forma mais comum se de pegar os temíveis piolhos, é através do contato com outra criança ou adulto que tenha piolho.

A coceira constante, é o sinal mais comum e foi assim que percebi que o Guel estava com piolho e consequentemente, o Tokos também estaria, embora não estivesse coçando a cabeça. O primeiro ato é ir a caça dos bichinhos, e não demorei muito para achar o primeiro.

• Hora de combater

_ O pente fino

Optei pelo pente de aço inox, por ser mais resistente e mais eficaz. Com esse pente, consegui não só tirar os piolhos, mas também as lêndeas. Não recomendo o pente de plástico, pois, além de não pegar as lêndeas, com o uso frequente, o dente entorta e algum “boizinho” acaba escapando.

_ Receita caseira: Vinagre e enxaguente bucal

Passar vinagre, ajuda no combate das lêndeas. Basta passar nos cabelos umidos. Coloque uma touca de banho (pode ser esses saco plástico) e deixe agir por 30 min e depois lave com shampoo de sua preferência. Finalize, penteando com o pente fino (de preferência, inox)

Passe o enxaguante bucal, em todo o cabelo e depois cubra o cabelo com a touca de banho e deixe agir por 30 min e lave com shampoo de sua preferência. Finalize com o pente fino.

_ Sabonete e Shampoo para piolho

Comprei um sabonete e uma loção, própria para crianças e adultos, para prevenção e combate aos piolhos e lêndeas, uso no início das aulas e no volta às aulas.

O recomendável é fazer todo o processo, constantemente. A cabeça fica dolorida, os pequenos não tem paciência para ficar sentadinhos, mas é um trabalho de requer paciência, de ambas as partes. Não podemos descuidar, pois, da cabeça das crianças, pode migrar para a cabeça dos pais.

• Processo de ovulação

Os piolhos também tem suas fases e passam por três estágios de desenvolvimento. A fêmea coloca seus ovos (lêndeas, primeiro estágio), e de 7 à 10 dias depois, esses ovos liberam as ninfas (mini piolho, segundo estágio), e de 9 à 12 dias depois, as ninfas chegam à fase adulta. Nesse estágio, os piolhos vivem cerca de 30 dias e vão se alimentar com sangue e acasalar, reiniciando o ciclo.
(Fonte: Wikipedia)

Obs: Busque orientação do seu pediatra, para melhor auxílio. Não utilize nenhum medicamento por conta própria.

Espero ter ajudado, se houver dúvidas, alguma sugestão ou queira compartilhar sua experiência, é só deixar nos comentários.

25 comentários em “Piolho em crianças, como combater?”

  1. Olá!
    que dica ótima, pente fino é muito usado né, vinagre eu não sabia, o cheiro é horrível,mas se ajuda, vale testar!

    beijos!

    Curtir

  2. Eu tenho um menino de quase 4 anos que nunca cortou os cabelos. E os cabelos dele além de lindos, são cacheados. Eu rebolo pra não deixar as infestações advindas da escola, se reproduzam naquela bendita cabeça.
    Adorei mesmo suas dicas, e assim ficarei atenta caso seja necessário usar alguma de suas dicas de técnicas. Valeu!

    Curtir

  3. Quando eu era pequena minha mãe usava muito o pente fino com vinagre, foi uma beleza. Daí depois veio os xampus para poilho e foram uma mão na roda. Acabaram mesmo. ótimas dicas.

    Curtir

  4. Piolho É uma coisa muito chata, além de nos deixar envergonhados. Eu vejo as crianças coçandome deixa nervosa… Eu gostei das suas dicas.

    Curtir

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s