Educação, Viagem

Conhecendo o terceiro idioma, crianças trilíngüe

Depois dessa fase do inglês, por conta da mudança de país, tivemos que entrar na fase do espanhol, sim, mais um idioma para a cabeça das crianças. Você deve está pensando: “Não é muita informação para os pequenos?”, sim, é muita informação até pra mim que sou adulta, mas, como nosso destino seria o Chile, aprender espanhol seria por motivo de vivência e sobrevivência.

Tokos & Kekhaj

Nesse período, Bruno estava indo trabalhar no Chile e datalhe: Não falava nada em espanhol, bem menos do que ele sabia em relação ao inglês, mas, ele é super empenhado e aprende qualquer coisa com facilidade. Eu como já havia estudado espanhol na infância (meu sonho era ser atriz de novela mexicana, ir para a argentina pra ser chiquitita rss), relembrar e exercitar ficou mais fácil.

Kekhaj, que se identificou de cara com espanhol, já adaptou algumas palavras no dia a dia e fiquei muito feliz com o empenho dele, o Herik se animou pra aprender, só em observar o irmão mais novo todo empolgado. A recepção com a nova língua foi até melhor do que nós esperávamos, mas com exceção do Tokos, que não queria aprender espanhol de jeito nenhum, dizia que só gostava do inglês, como contrariar uma criança? Foi um desafio e aos poucos fomos quebrando essa recusa.

Não desanimei, pelo contrário, aceitei a missão e pesquisei formas mais dinâmicas para tornar os estudos mais atrativos e descontraídos, com fácil compreensão, para não causar desânimo com o passar do tempo. Passei a falar “portunhol” , mesclava português e espanhol para fixar as palavras e frases na mente deles e está funcionando muito bem, aos poucos estamos introduzindo o espanhol no nosso dia a dia.

O Herik está com 13 anos, resolveu ficar no Brasil com meus pais, (ficou com pena em deixar os avós solos rss). Duda já formou sua família e não pretende sair do Brasil, por enquanto. Kekhaj e Tokos ainda são pequenos e não tem a opção de escolha rss

Atualmente moramos no Chile e falar a língua local é inevitável. Os pequenos estudam em período integral (tem post sobre a escola, aqui no blog) e a escola não é bilíngüe, o idioma é 100% espanhol, que facilita na vivência e aprendizagem do idioma. No geral, está sendo muito bom e até eu estou aprendendo muitas coisas com eles, todo dia chegam com uma novidade.

No canal, tem vídeos que gravei na escola deles.

https://youtube.com/maedefases

13 comentários em “Conhecendo o terceiro idioma, crianças trilíngüe”

  1. Deve ter sido um pouco difícil essa fase de adaptação deles para um nova língua, mas acho importante eles terem contato com um língua estrangeira desde de pequenos. Você vai continuar estimulando eles a falarem inglês?

    Curtir

  2. Oi, tudo bem?
    Adorei conhecer o seu blog, e irei aparecer mais vezes aqui.
    Deve ser uma verdadeira missão faze-los aprender uma nova lingua, o lado bom da história é que como ainda são novos a resistencia de aprendizado ainda é pouca, então logo logo (principalmente com a exposição) eles estarão falando espanhol pelos cotovelos!!!

    Beijos da Lua!

    Curtir

  3. Acho que aprender essa terceira língua para as crianças é mais fácil do que para os adultos, eles​ aprendem de maneira orgânica eles ainda estão absorvendo informações é mais fácil

    Curtir

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s